Olheiras para sempre???

As olheiras são queixas muito freqüentes nos consultórios de dermatologia. Muitas mulheres apresentam as famosas olheiras desde a infância. Isso já nos diz que existe um fator hereditário na olheira, além de algumas doenças da infância entre elas dermatite atópica e rinite alérgica. Assim crianças com 1 dessas duas doenças tem mais chances de apresentar aquela desagradável marca embaixo dos olhos.
Muitas vezes nem estamos cansados, porem as pessoas comentam, nossa que cara de cansada! Para isso ter um fim é preciso um conjunto de mudanças e tratamentos.
Para ficar didático, a olheira tem 3 causas:
1.Congestão
2.Mancha da pele
3.Calha Lacrimal

A Congestão se da pela presença de muitas veias na região periocular. Uma noite mau dormida ou muitas horas de sono, além do estresse prejudica a circulação na região dos olhos fazendo com que haja inchaço dessa região. Muitas vezes a drenagem linfática fica prejudicada também pela alimentação carregada no sal, o que prejudica o escoamento do liquido. Esse sangue Parado muito tempo na região leva a acumulo de pigmento (hemossiderina) na derme (camada inferior da pele). Quando esse processo é diário e repetitivo leva-se há um acumulo substancial provocando a mancha na região inferior da pálpebra. Somado a esses 2 problemas muitas pessoas apresentam um defeito na junção da musculatura dos olhos. Esse defeito se apresenta como uma calha na região do canal lacrimal. essa calha é uma depressão na pálpebra inferior. Essa depressão provoca sombra nessa região acentuado ainda mais as manchas na pele.

Entendido as causas precisamos combate-las para ter um bom resultado no seu tratamento.
Para melhorar a congestão deve-se mudar o estilo de vida:

  1. Exercício fiisico diario, principalmente aeróbico
  2. Alimentação com pouco sal, pois esse retem liquido o que prejudica a olheira.
  3. Rotina de trabalho  estável
  4. Rotina de sono estável inclusive nos finais de semana
com essas atitudes 1°e a principal causa está tratada.

Para melhorar as manchas é preciso tratar de duas maneiras:
  1. Peeling de tioglicólico seriado 3-4 sessões na pálpebra inferior. Com esse peeling seria realizado a descamação dessa região e conseqüente melhora da impregnação da mancha. Procedimento rápido discretamente doloroso.
  2. Luz intensa pulsada ("laser") também tem ótimos resultados ao se tratar olheiras pois essa luz agride apenas as manchas não irritando a pele normal, proporciona assim um recuperação rápida. Procedimento indolor e rápido
Ambos precisam de 3-4 sessões trazem excelentes resultados porem isoladamente não são definitivos. Deve se fazer o tratamento completo.

A calha lacrimal se trata com preenchimento:
O ácido hialurônico muito utilizado na dermatologia tem indicação absoluta para o "Tear trough" (calha lacrimal). As moléculas desse produto atuam como esponjas retendo liquido e ocupando essa região. Ao preencher a depressão existente,  imediatamente o resultado aparece. pois não há mais a formação de sombra assim a olheira desaparece. Duração de 1 ano e meio, procedimento rápido indolor pode evoluir com discreto hematoma.

Assim as olheiras não são eternas, pois elas têm tratamento. Ao se fazer todo esse conjunto de tratamentos mais cremes específicos para olheira consegue um resultado extraordinários.

Mitos e verdades:
O uso de pepino nas olheiras traz realmente uma melhora, mas  não pelas propriedade da verdura e sim sua temperatura baixa. Pode ser substituido por compressas frias antes de dormir e ao acordar, isso somado com uma massagem matutina levará a melhora do inchaço rapidamente

Nenhum comentário: